A Siemens Mobility Brasil e a Madem criaram um sistema de reciclagem sem fins lucrativos destinado a bobinas para cabos usadas em obras de infraestrutura ferroviária
As grandes bobinas de madeira para cabos que foram usadas em obras ferroviárias não serão mais descartadas, mas reformadas e reutilizadas;
No primeiro ano, serão reutilizadas bobinas para mais de 500 mil metros de cabos;
A iniciativa não tem benefício comercial ou financeiro e tem como único objetivo fortalecer os processos de economia circular na cadeia de suprimentos de logística da empresa.
Projeto de economia circular entre a Siemens Mobility Brasil e a MADEM S/A Indústria e Comércio de Madeiras e Embalagens coletará, reformará e fornecerá bobinas de madeira para cabos usadas em obras de infraestrutura ferroviária. Foto: Divulgação
A Siemens Mobility Brasil e a MADEM S/A Indústria e Comércio de Madeiras e Embalagens assinaram um acordo para estabelecer um sistema de reciclagem sem fins lucrativos destinado a bobinas de madeira para cabos usadas em obras de infraestrutura ferroviária. Esse projeto tem como objetivo fortalecer os processos de economia circular das empresas e minimizar o impacto ambiental dos resíduos, sem qualquer ambição comercial ou financeira.
Atualmente, a maioria dos cabos usados no setor ferroviário (por exemplo, em sistemas de sinalização ou eletrificação) é fornecida nas obras de construção enrolada em grandes bobinas de madeira para cabos. Depois que os cabos são desenrolados e usados, as bobinas são descartadas como lixo, já que não têm mais nenhuma função ou uso.
A iniciativa coletará, reformará e fornecerá essas bobinas novamente para armazenar os cabos. Ela segue a ideia de "Logística Reversa", um conceito pelo qual os fabricantes podem se tornar mais eficientes do ponto de vista ambiental por meio da reciclagem, da reutilização e da redução da quantidade de materiais usados. Antes de elaborar esse acordo pioneiro para o Brasil, um estudo de viabilidade foi elaborado pela Siemens Mobility em conjunto com a Prysmian, líder mundial na fabricação de cabos.
"Com essa iniciativa, a Siemens Mobility fez uma contribuição adicional para a expansão sustentável da rede ferroviária no Brasil. A madeira, como matéria-prima valiosa, ganha ainda mais importância à medida que priorizamos os esforços de descarbonização em nossa cadeia de suprimentos, com a economia circular desempenhando um papel fundamental", diz Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility Brasil e América Latina.
As bobinas para cabos serão coletadas e reformadas pela Madem S.A., uma fabricante local de bobinas para cabos, com mais de 70 anos de história. A Madem está entre os quinze maiores grupos florestais do Brasil, é certificada pelas normas ISO 9001 e ISO14001 e é uma das principais fornecedoras de bobinas de madeira para indústrias de cabos elétricos.
"A Madem, líder mundial na fabricação de carreteis de madeira sempre andou junto com a preservação do meio ambiente, atuando neste projeto da Logística Reversa de carreteis de madeira com parceria da Siemens Mobility e da Prysmian", acrescenta Moacir Romagna, Gerente Geral executivo da Madem.
A Siemens Mobility é uma empresa gerenciada separadamente da Siemens AG. Como líder em soluções de mobilidade durante mais de 175 anos, a Siemens Mobility está constantemente inovando seu portfólio em suas principais áreas de material rodante, automação e eletrificação ferroviária, software, sistemas turnkey, e serviços relacionados. Com a digitalização, a Siemens Mobility está permitindo que as operadoras de mobilidade em todo o mundo tornem a infraestrutura inteligente, aumentem valor de maneira sustentável ao longo de todo o ciclo de vida, aprimorem a experiência do passageiro e garantam a disponibilidade. No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, a Siemens Mobility registrou receita de 9,7 bilhões de euros e possuía cerca de 38.200 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis aqui.
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.
No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.
Fonte: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli
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