O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada por tecnologia de IA (Inteligência Artificial). Ele permite que o usuário tenha conversas semelhantes a uma interação humana — e muito mais — com um chatbot.
O modelo de linguagem pode, por exemplo, responder a vários tipos de perguntas e ajudar com tarefas como redação de e-mails, vários tipos de texto e até com a escrita de códigos.
A responsável pela criação do ChatGPT é a OpenAI, uma empresa com foco em pesquisa e inteligência artificial. O lançamento oficial da ferramenta aconteceu em 30 de novembro de 2022.
A OpenAI também é responsável pela criação do DALL-E 2, um gerador de artes e imagens em IA bastante popular. O Whisper, um sistema automático de reconhecimento de fala, também foi criado pela empresa.
Sobre o seu uso, o Chat GPT pode ser acessado pelo seu site oficial gratuitamente.
Diferenças entre o ChatGPT e ferramentas de busca
O ChatGPT é, basicamente, um modelo de linguagem criado com o objetivo de manter uma conversa com o usuário final, como se ele estivesse conversando em um chat online com outra pessoa. Já uma ferramenta de busca mostra páginas da internet para ajudar o usuário a encontrar as informações pesquisadas.
Aqui, é importante frisar que o ChatGPT não tem a capacidade de pesquisar informações na internet. O que ele faz é usar as informações que aprendeu com os dados de treinamento para gerar uma resposta — o que deixa espaço para erros.
Outra grande diferença é que o ChatGPT só tem acesso às informações que estavam disponíveis até 2021, que foi quando aconteceu o seu treinamento. Já uma ferramenta de busca, como o Google, consegue ter acesso a informações mais recentes. Se você perguntar ao ChatGPT quem foi o ganhador da Copa do Mundo de 2022, por exemplo, ele não seria capaz de dar uma resposta. Já o Google sim.
Tipos de pergunta que podem ser feitas para o ChatGPT
É possível perguntar qualquer coisa para o ChatGPT, embora o sistema possa não oferecer uma resposta — principalmente se a dúvida for extremamente específica ou sobre acontecimentos muito recentes.
Na página inicial do bot, ele mesmo sugere algumas categorias e exemplos de perguntas, como obter ajuda para programação, ideias para festas de aniversário e até mesmo pedir explicações sobre física.
Aqui, é interessante ter em mente que a experiência do ChatGPT com diversos assuntos é bastante ampla e a sua capacidade de acompanhar uma conversa é notável. Você pode, por exemplo, pedir palavras que rimam com “roxo” e, depois que ele oferecer algumas sugestões, pode pedir para ele mudar para rimas com “rosa” e ele não vai perder o ritmo da conversa.
Pontos positivos do Chat GPT
O Chat GPT possui muitas vantagens visíveis, prometendo se tornar um aliado de profissionais vendas.
Os principais pontos positivos da ferramenta são:
Capacidade: o Chat é capaz de auxiliar em pesquisas, fornecer respostas e formular argumentos sobre tópicos diversos;
Rapidez: a tecnologia redige um texto em menos de um minuto;
Criação: além de tirar dúvidas, a ferramenta também cria conteúdos;
Dinamismo: a plataforma é programada para apresentar respostas às perguntas mais diversas e específicas.
Pontos negativos do Chat GPT
Como toda invenção tem defeitos e pontos negativos, e algumas delas são:
Originalidade: a plataforma produz textos sem citar fontes, o que pode resultar em plágio no meio acadêmico ou comercial;
Desatualização: a ferramenta pode responder a sua pergunta com informações desatualizadas;
Confiança: como a base de dados do aplicativo é retirada de publicações avulsas da internet, as informações não são 100% confiáveis;
Risco: ainda não se sabe o impacto que essa inteligência artificial pode causar no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Como a ferramenta pode influenciar nas vendas?
Chegamos ao ponto principal da nossa conversa: a utilização do Chat GPT especificamente no trabalho do time comercial.
A boa notícia é que existem várias formas de utilizar a ferramenta para garantir melhores resultados nas vendas.
Vamos ver 9 maneiras de se beneficiar da plataforma:
1. Geração de leads
2. Cold Mail
3. Produção de conteúdo
4. Objeções
5. Qualificação de Leads
6. Pesquisa de mercado
7. Modelos de propostas e contratos
8. Brainstorming
9. Role-play de vendas
Os cuidados a serem tomados com o Chat GPT
Por mais que os resultados que conseguimos extrair da ferramenta sejam impressionantes, é importante tomar alguns cuidados antes de encaminhar uma resposta gerada pelo ChatGPT aos seus clientes.
A inteligência artificial constrói suas respostas a partir de complexos cálculos estatísticos, garantindo um alto nível de acerto, mas que podem esconder alguns erros.
É comum que a ferramenta insira dados que não correspondem à realidade quando a inteligência artificial não sabe alguma informação específica. Nestes casos ele tenta encontrar alguma aproximação que faça sentido.
É importante estar sempre atento aos detalhes e revisar as informações produzidas, evitando causar transtornos por dados incorretos. Sempre que for enviar algo, é prudente editar e ajustar os detalhes para que o resultado ainda carregue o seu toque pessoal.
A forma ideal de utilizar o ChatGPT para aumentar suas vendas é como um bom assistente profissional, alguém que torna o trabalho mais ágil, mas ainda depende de uma boa supervisão para alcançar os resultados ideais.
Por: Rodrigo Portes
Diretor de Vendas | Diretor Comercial | Gerente Nacional de Vendas | Gerente de Vendas Sênior | Mentor | Palestrante | Autor | Transformação Digital | Indústria 4.0
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Fonte: Linkedin Rodrigo Portes - BR4.0
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