Com o auxílio de recursos tecnológicos, empresas conseguem aprimorar seus serviços e criar soluções personalizadas para cada perfil de cliente.
O acelerado processo de expansão tecnológica tem provocado grandes mudanças na dinâmica de trabalho das organizações. Devido ao aumento de competitividade no mercado, muitas empresas tiveram de realizar grandes investimentos em recursos tecnológicos para conseguirem acompanhar todo esse processo evolutivo. De acordo com o estudo “Mercado Brasileiro de Software – panoramas e tendência”, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) em parceria com a consultoria IDC, somente em 2020, as empresas brasileiras investiram US$ 43 bilhões em tecnologia.
Essa enorme disputa pela atenção dos consumidores trouxe resultados positivos para o público, pois, em razão disso, as companhias começaram a buscar, cada vez mais, novas formas de entregar experiências inovadoras a seus clientes. Essa busca constante pela oferta de melhores soluções aos consumidores impacta diretamente nos resultados corporativos, que precisam manter-se relevantes para o público.
Dessa forma, o processo de Transformação Digital das organizações não é opcional, mas sim uma necessidade. Isso porque a expansão tecnológica mudou completamente a rotina de trabalho, permitindo um melhor gerenciamento de recursos, equipes e otimizando atividades operacionais. Os ganhos proporcionados por esses recursos são muitos e incluem, ainda, redução de custos e maior efetividade na resolução das demandas dos clientes.
Para levar ao cliente soluções mais assertivas e personalizadas, assim como novas metodologias e estratégias de negócios, as empresas podem contar com o auxílio de várias tecnologias disruptivas. Atualmente, existem recursos que podem ajudar na gestão de dados, armazenamento de informações e na tomada de decisões. Muitas dessas ferramentas já são utilizadas por empresas com processo de transformação digital mais avançado e tornaram-se um diferencial na oferta de serviços.
Armazenamento em Nuvem
O fato é que as empresas produzem muitas informações. Quer sejam suas, de seus clientes ou de outras fontes, as companhias trabalham com dados o tempo todo. Assim, ter uma plataforma de armazenamento em nuvem é fundamental para manter essas informações seguras. Além disso, com um sistema de armazenamento, é possível também digitalizar os dados armazenados em formato físico e acelerar o processo de Transformação Digital.
A centralização em uma plataforma em nuvem traz vantagens para todos. Além de garantir a integridade, também possibilita a análise dessas informações para o desenvolvimento de estratégias baseadas em padrões comportamentais, tendências e outros insights descobertos a partir desses dados. Por outro lado, para lidar com todo o fluxo de informações e poder tomar decisões baseadas no estudo delas, é essencial ter sistemas de armazenamentos eficientes.
Inteligência Artificial
Outra tecnologia disruptiva fundamental nesse processo é a Inteligência Artificial – IA. Com ela, as empresas conseguem gerenciar todo o fluxo de dados e automatizar as atividades. Esse recurso agiliza o processamento das informações, além de auxiliar em tarefas de rotina. Nesse sentido, é possível direcionar os esforços das equipes para questões mais estratégicas, realizar as atividades com mais agilidade e eficiência e tomar decisões guiadas por dados.
Devido ao ambiente de extrema competitividade, a IA tornou-se um recurso fundamental para companhias se destacarem das concorrentes. Isso acontece devido à grande oferta de serviços e ao perfil mais exigente do público. Logo, não basta apenas resolver as demandas dos clientes, é necessário resolvê-las da melhor forma e no menor tempo. E para que isso seja possível, é essencial a combinação de recursos humanos e recursos tecnológicos para desenvolvimento de novas estratégias de trabalho.
Por fim, é importante ressaltar que estes são apenas alguns dos recursos tecnológicos que podem ser utilizados para aprimorar resultados e proporcionar novas experiências aos clientes. Todavia, a Transformação Digital oferece muitos outros recursos e meios para satisfazer as expectativas dos clientes, que estão sempre em busca das melhores soluções para seus negócios.
Assim, incorporar recursos tecnológicos à rotina de trabalho das equipes é uma ação necessária para as companhias seguirem aprimorando seus serviços, reduzindo custos e ampliando a carteira de clientes. Além disso, podem também desenvolver técnicas e metodologias mais personalizadas para todos os perfis de clientes, sem deixar de lado a inovação e a qualidade dos serviços prestados.
Por Fernando Brolo, sales partner na logithink
Fonte e imagens: InforChannel
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