Entre os dias 21 e 23 de janeiro, acontece em Medellín, na Colômbia, uma das principais feiras da América Latina voltada ao setor têxtil e de confecção: a Colombiatex. O Brasil desembarca na cidade colombiana com 44 empresas, que prometem levar inovações em insumos têxteis, máquinas e equipamentos, couro, calçados e suprimentos.
As fabricantes brasileiras formam uma das delegações estrangeiras mais representativas da feira. O grupo de empresas participa da Colombiatex através do apoio dos programas internacionais de promoção: By Brazil Components, Machinery and Chemicals, Brazil Machinery Solutions e Texbrasil, realizados por meio de parcerias entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Empresas de Couro, Calçados e Componentes de Fabricação (ASSINTECAL), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
Em 2019, durante a última participação do Brasil na Colombiatex, as 30 empresas participantes do Programa Texbrasil faturaram mais de US$ 6,7 milhões durante os três dias do evento e mais de US$ 58 milhões em negócios realizados no ano seguinte. Já as nove fabricantes participantes do Brazil Machinery Solutions, do setor de máquinas e equipamentos, negociaram mais de US$ 2 milhões, entre acordos imediatos e ao longo do ano.
A Colômbia é atualmente o terceiro parceiro comercial mais importante do Brasil na América Latina, com um importante processo de crescimento. Mais de 90% das exportações brasileiras para o país são de manufaturas, especialmente produtos para carros, ferro, aço, peças automotivas.
2020 – A presença brasileira
O programa Brazil Machinery Solutions leva até a Colômbia oito empresas fabricantes de máquinas e equipamentos voltados para o setor têxtil e de confecção. “Esta feira é muito importante para as empresas brasileiras. Trabalhamos duro em inovação há vários anos, principalmente em tecnologias que nos permitem criar produtos, suprimentos, máquinas e equipamentos que cada vez mais apontam para um conceito sustentável. É o que os consumidores de hoje procuram, mas acima de tudo o que o planeta precisa ”, afirma a diretora executiva do mercado externo da ABIMAQ e gerente da BMS, Patrícia Gomes.
Para suprir a demanda de compradores colombianos e de diversos lugares do mundo que visitam a Colombiatex, o Programa Texbrasil leva 32 empresas de insumos têxteis. “A Colombiatex é a vitrine perfeita para as empresas brasileiras apresentarem avanços tecnológicos em tecidos e suprimentos para roupas. Desde a assinatura do Acordo de Livre Comércio entre Colômbia e Brasil, o número de exportações aumentou cerca de 45%, assim como a demanda por outros insumos para confecção. Diante desse cenário de crescimento, esta é a maior delegação brasileira que participa da Colombiatex”, acrescenta a gerente executiva do Texbrasil e representante da Abit, Lilian Kaddissi.
A exposição comercial para o setor de couro, calçados e suprimentos de calçados será composta por 4 empresas, que mostrarão as principais tendências em insumos para obter calçados confortáveis, com materiais de qualidade, mas acima de tudo na vanguarda em termos de design e tecnologia.
“A indústria de couro e calçados no Brasil é uma das mais importantes do mundo. Atualmente, exportamos para mais de 70 países. Somos uma indústria que consegue usar mais de 3.500 componentes diferentes em cada coleção, o que nos torna muito criativos e inovadores”, diz a analista de relacionamento da ASSINTECAL, Cariani de Souza.
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. A ABIMAQ é responsável pelo Programa Brazil Machinery Solutions – Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS possui mais de 400 membros, entre indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Em 2018, as empresas associadas ao Programa BMS registraram exportações para 159 países. Para associar-se ao Programa e para mais informações, acesse:
http://www.abimaq.org.br ou http://www.brazilmachinery.com.
As participantes do Programa Brazil Machinery Solutions serão: Audaces, Castilho Máquinas Têxteis, Censi Máquinas, Comelato Roncato, Delta Equipamentos, Inarmeg, Orizio e SocioTec.
Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 45 bilhões. A Abit é responsável pelo Programa Texbrasil – O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de quase 20 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Mais informações: https://www.abit.org.br/ ou http://texbrasil.com.br/pt/
Na indústria têxtil, as empresas que acompanham o programa Texbrasil são: Bonor Fashion Accessories, Berlan, Canatiba Denin Industry, Cataguases, Cedar Textile, CMJ Textile, Coltex, Covolan Têxtil, Delilah Textile, Draft, Ecotag Lacres, Estrela Aviamentos, Expor Manequins, Hudtelfa, Creora, J. Serrano, La Estampa Fabric & Arts, Latina Textil, Lunelli Textil, Linhas Trichë, Tecelagem Macias, Nicoletti Textil, Paramount, Paranatex Textil, Rosset, Salotex, Sancris Threads and Closures, SantaConstancia, Santana Textiles , Santanense, Santista Jeans Wear, TBM Têxtil, Vicunha Textil.
Sobre a ASSINTECAL
Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP). A ASSINTECAL é responsável pelo programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals – Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.
Mais informações: https://www.assintecal.org.br/ ou https://www.bybrasil.org.br/by-brasil
Da parte da ASSINTECAL, quatro empresas participarão: Conexão Malhas, LCM Foils, SMS Metais e Alpargateria Cervera.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
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