Dispositivo vai ser "pilotado" pelo remotamente por pelo presidente da companhia na sexta
Quem tiver um passagem marcada para o aeroporto de Guarulhos (GRU) no começo de outubro pode esbarrar com uma robô de telepresença da Gol Linhas Aéreas. A companhia deve testar o dispositivo até o dia 9/10 para esclarecer dúvidas dos clientes a respeito de reservas, voos e dúvidas específicas sobre o aeroporto.
O novo robô também disponibiliza compartilhamento de tela para escanear QR Code após o check-in. A ideia do projeto, que ainda está em fase de prova de conceito, é flexibilizar o atendimento nos aeroportos, trazendo mais segurança — o robô funciona sem que seja preciso tocar uma tela ou visor.
“Diferentemente da GAL, que responde a perguntas pré-programadas, como num chat automático, o robô de telepresença é capaz de promover um atendimento humanizado, inovador, amigável e objetivo – e sem qualquer contato físico, somente por voz”, afirma a gerente de TI e GOL Labs, Flavia Segura.
Para Raioni Santos, gerente de Operações Aeroportuárias da Companhia, “o fato de disponibilizarmos o atendimento em qualquer área do aeroporto de forma simples, segura e empática proporciona uma experiência única na jornada dos nossos Clientes”.
Robô x presidente
O robô de telepresença possui um tablet acoplado e um software de comunicação, e será comandado em tempo real, à distância, por uma equipe de três pessoas, com revezamento de turnos. Na próxima sexta-feira (2), um dos atendentes será o presidente da Gol, Paulo Kakinoff, que pilotará remotamente o equipamento alocado no aeroporto de Guarulhos.
Há grande chances de os clientes que consultarem o equipamento entre às 9h e 11h possam falar diretamente com o CEO e questioná-lo sobre os procedimentos de saúde e segurança adotados nesse período. Sobre a expansão desse novo serviço oferecido pela companhia aérea, a intenção é que, em um espaço curto de tempo, o robô de telepresença esteja atendendo também nos outros três hubs: Brasília, RIOgaleão e Fortaleza.
Além disso, a solução deve ampliar seu escopo nas próximas fases: realizando pagamentos, venda de passagens aéreas e serviços complementares, impressão de cartão de embarque e tag de malas, além do apoio aos passageiros no desembarque, nos casos de danos e extravios.
Fonte e imagens: IT Forum 365
Comments