A primeira rodada virtual de negócios entre ABIMAQ e Apex-Brasil para o setor gera resultados surpreendentes
Durante o mês de março, nove empresas brasileiras fabricantes de máquinas e equipamentos para o setor agropecuário (Baldan, Eurolatte, Himev, Inroda, Jacto, Jan, Stara, Tatu Marchesan e Zaccaria) participaram de uma intensa agenda de reuniões de negócios com compradores da Rússia e países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Essa foi a primeira ação organizada pelo escritório da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Moscou em parceria com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) que aconteceu de forma totalmente online. As ações virtuais têm sido uma alternativa para suprir a ausência de interação com os clientes, uma vez que ainda não há uma orientação definitiva quanto a retomada dos eventos presenciais.
Com o apoio de um prestador de serviço local para o match de interesses, 22 compradores confirmaram a participação no encontro virtual com os empresários brasileiros, totalizando 87 reuniões B2B. Os compradores da Rússia representaram 63% dos contatos, seguido por Cazaquistão com 23% e Ucrânia, República Belarus e República Quirguiz com 4% cada um. Entre as empresas da Eurásia, a ação reuniu os principais distribuidores e holdings da região, promovendo reuniões de alto nível com a presença dos tomadores de decisão.
No ranking de 2020 dos principais destinos das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos da CSMIA (Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas), a Rússia ocupa a 7ª posição, representando 4% da participação total e com o volume de USD 35 milhões. No comparativo 2020 x 2019 houve um crescimento de 134% da participação brasileira no mercado, já quando olhamos o período de 05 anos o resultado é ainda mais positivo, o crescimento é de 219%. O segundo país da Eurásia que também tem explorado a tecnologia e qualidade dos equipamentos brasileiros para agropecuária é a Ucrânia, o país ocupa a 13ª posição e representa 2% da participação total, com um volume de USD 16.5 milhões. Analisando 2020 x 2019 houve um crescimento de 11%, no entanto, quando ampliamos a análise para 2020 x 2016 a presença dos equipamentos brasileiros cresceu 121%. Com um mercado aquecido e receptivo para as tecnologias brasileiras o desafio físico a ser enfrentado foi fuso horário que variava entre 6 e 9 horas, no entanto, com o comprometimento de todos os envolvidos para a realização, a ação rendeu resultados muito positivos, USD 690 mil dólares foram negociados durante o evento e há uma expectativa de que USD 2.7 milhões ainda sejam negociados nos próximos 12 meses.
De acordo com a diretora executiva de mercado externo da ABIMAQ e gerente do Programa Brazil Machinery Solutions, Patrícia Gomes, “desde 2002 temos trabalhado para fortalecer a relação comercial Brasil-Rússia, nos últimos 18 anos, 27 compradores de máquinas e equipamentos da Eurásia e Leste Europeu participaram das Rodadas Internacionais de Negócios da Agrishow”
O Chefe de Operações do Escritório Eurásia localizado na Rússia, Almir Américo destaca: “A Rodada Virtual Online Eurásia do Setor de Equipamentos Agropecuários foi bem-sucedida em termos de resultados e de satisfação dos participantes, tanto as empresas brasileiras como as empresas da Eurásia. Considerando que os objetivos iniciais do Escritório Eurásia ao propor a ação foi de criar a oportunidade para que as empresas brasileiras encontrassem seus primeiros parceiros de negócios na região, ou que ampliassem sua rede de parceiros para aquelas que já tinham iniciado trabalho nesses países, o evento surpreendeu os organizadores em termos de resultados concretos de negócios”.
A ação contou ainda com diversas iniciativas de comunicação, catálogo virtual, hotsite e divulgação nas mídias sociais foram algumas das estratégias utilizadas para a promoção da rodada. O esforço de divulgação resultou na visibilidade da iniciativa junto aos especialistas do setor na Eurásia, levando à publicação de artigos em 04 portais de notícias do setor agropecuário na região.
Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico de forma sustentável, com tecnologia e competitividade. O Programa BMS recentemente assinou a renovação do convênio para o biênio 2021-2023 e visa apoiar indústrias de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Seja uma empresa membro do Programa, para mais informações, acesse: http://www.brazilmachinery.com.
Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1945, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: http://www.abimaq.org.br.
Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Mais informações http://www.apexbrasil.com.br.
Fonte e imagens: ApexBrasil
Comments