OEE e Indústria 4.0: Como a efetividade global de equipamentos pode impulsionar a produtividade na era digital
O que é OEE?
Aumentar a eficiência de uma linha de produção é um objetivo fundamental para qualquer empresa que busca melhorar seus processos e reduzir custos. E uma ferramenta que pode ajudar a atingir esse objetivo é o OEE.
OEE é a sigla para Overall Equipment Effectiveness, ou Efetividade Global de Equipamentos, em português. Essa métrica é utilizada para medir o desempenho de um equipamento ou de uma linha de produção. Ela leva em consideração três fatores: disponibilidade, desempenho e qualidade.
Disponibilidade
A disponibilidade diz respeito à quantidade de tempo de trabalho de um equipamento, em comparação com o período em que ficou disponível para seu funcionamento, ou seja, pausado. Essa paralisação pode ser devido a:
Paradas planejadas: tempo de paralisação dos equipamentos de forma antecipada, como manutenção preditiva, limpeza ou dias inativos, como fins de semana e feriados,
Paradas não planejadas: representadas por imprevistos, como a quebra de uma peça, escassez de matéria-prima, queda de energia ou ausência de operador, por exemplo.
Qualidade
A qualidade é um índice utilizado para medir produtos e itens que apresentam defeitos, e não podem ser entregues ao cliente. É fundamental, portanto, manter o controle e monitorar constantemente a produção em série.
Quando muitos itens não atendem a um padrão de qualidade, é sinal de que algo precisa ser corrigido. Dividindo cada etapa da fabricação em etapas, é possível saber onde as ações devem entrar em prática.
Performance
No indicador de performance, o ritmo de produção é avaliado, levantando dados sobre a velocidade de produção de determinado item, comparando com o nível de agilidade esperado.
Ciclos de produção mais curtos e variações nos processos podem trazer dificuldade de mensuração. Dessa forma, os cálculos devem ser precisos, para que a determinação do custo de produção seja exata.
Ao combinar esses três fatores, é possível calcular o OEE e obter uma visão geral do desempenho da linha de produção. O resultado é um valor entre 0 e 1, representando a efetividade global do equipamento ou da linha de produção.
Benefícios do OEE
Em seu âmago, o OEE tem ênfase na visibilidade de uma imagem verdadeira do estado atual do processo de produção, agindo como uma excelente ferramenta de controle. Assim, o índice identifica a origem de perdas e retrabalhos, e torna possível um mapeamento.
Os problemas subjacentes de deficiências de produção e restrições de desempenho de fabricação tornam-se visíveis. Além da classificação de acordo com o seu grau de importância, as informações precisam estar disponíveis para apoiar o planejamento estratégico.
Como calcular o OEE?
O cálculo do OEE é relativamente simples, mas requer coleta de dados precisos. Para calcular o OEE de uma linha de produção, é necessário medir o tempo de disponibilidade, o tempo de produção e o número de produtos defeituosos. Com esses dados em mãos, é possível calcular o OEE usando a fórmula:
OEE = disponibilidade x desempenho x qualidade
A fim de elevar o OEE de uma empresa é necessário que toda a equipe esteja ciente do que está ocorrendo no chão de fábrica e em tempo real.
Exemplo de aplicação OEE
Primeiramente é necessário calcular as métricas, compreendendo o que as influenciam. Em seguida, resta realizar a multiplicação dos fatores já expostos em equações. O cálculo do OEE pode ser feito de acordo com a imagem-exemplo calculado no Excel: Cálculo OEE.xlsx
Uma aplicação para o OEE seria no planejamento estratégico. Como exemplo, podemos imaginar que foi identificada uma falha em determinado setor de uma metalúrgica. A partir do acompanhamento quantitativo do processo, realiza-se o cálculo do OEE, e a disponibilidade da linha de produção acabou diminuindo os índices. Assim sendo, seriam aplicadas medidas de correção voltadas para essa linha.
Como a Indústria 4.0 impacta o OEE?
As novas tecnologias da indústria 4.0 podem ser de grande ajuda no cálculo do OEE. Sensores, câmeras e sistemas de monitoramento podem coletar dados automaticamente e fornecer informações em tempo real sobre o desempenho da linha de produção. Isso pode ajudar a identificar os gargalos do processo produtivo e a tomar medidas para melhorar a eficiência da linha de produção.
Além disso, a indústria 4.0 também oferece soluções de análise de dados avançadas, que podem ajudar a identificar padrões e tendências nos dados coletados. Essas informações podem ser usadas para tomar decisões informadas sobre como melhorar o desempenho da linha de produção.
Conclusão
Em resumo, o OEE é uma ferramenta valiosa para medir a eficiência de uma linha de produção. Ele pode ajudar a identificar os gargalos do processo produtivo, as perdas de tempo e as perdas de qualidade. Com a ajuda das novas tecnologias da indústria 4.0, o cálculo do OEE pode ser ainda mais preciso e eficiente. Isso pode ajudar as empresas a melhorar seus processos e reduzir custos, tornando-se mais competitivas no mercado.
Por: Rodrigo Portes
Diretor de Vendas | Diretor Comercial | Gerente Nacional de Vendas | Gerente de Vendas Sênior | Mentor | Palestrante | Autor | Transformação Digital | Indústria 4.0
Linkedin - Instagram - Youtube - Site - Colunista BR40
Fonte: Linkedin Rodrigo Portes - BR4.0
Yorumlar