Uma palestra motivacional de vendas é um encontro para promover uma reflexão, iniciar uma transformação ou celebrar uma nova fase nas companhias.
São eventos curtos, com duração de 1 a 2 horas, nos formatos presencial ou online. Seu conteúdo deve ser rico e que fale diretamente a língua dos vendedores.
Uma palestra de vendas pode ter diversos objetivos: tirar o seu time da zona de conforto, apresentar novas técnicas e inovações para melhorar o processo de vendas ou explorar as oportunidades de negócios. E elas devem ser ministradas por profissionais reconhecidos e com experiência no mercado.
Que tipos de conteúdos são abordados pelo palestrante de vendas?
São muitos os tipos de palestras corporativas disponíveis no mercado. Mas uma palestra de vendas deve ter foco em ajudar o time de vendedores a obter melhores resultados. E para isso o conteúdo é fundamental.
O palestrante de vendas deve mesclar conteúdos mais inspiradores e motivacionais com o ensinamento técnico. Apresentar tendências, novidades e inovações, que os profissionais poderão aplicar no dia a dia de trabalho é fundamental.
Para atingir esse objetivo é importante contratar um palestrante de vendas que tenha experiência comprovada na área. É preciso saber identificar as diferenças entre palestrantes e treinadores de vendas que são apenas teóricos e mostram “o que fazer” daqueles que tem experiência comprovada e já vivenciaram o que estão apresentando na prática.
Identifique o palestrante de vendas que possui experiência prática e mostra “como fazer” e não apenas “o que fazer”.
Pontos para considerar ao contratar uma palestra de vendas
Ao considerar a contratação de um palestrante de vendas para um treinamento ou convenção, é crucial levar em conta três pontos essenciais.
Essa abordagem aumenta as chances de fazer um investimento valioso, especialmente considerando a ampla variedade de opções disponíveis no mercado brasileiro de treinamento e desenvolvimento profissional.
Analisar criteriosamente esses pontos fundamentais é fundamental para identificar um profissional renomado capaz de proporcionar uma palestra impactante e diferenciada sobre vendas.
Fique ligado em três pontos específicos:
Palestrante especialista em vendas: Certifique-se de escolher um palestrante que seja reconhecido como um especialista em vendas, com experiência comprovada no setor. Verifique seu histórico, credenciais, depoimentos de outros clientes e a relevância de suas palestras anteriores.
Conexão com sua equipe: O palestrante de vendas deve ser capaz de se conectar e envolver sua equipe. Ele deve ser capaz de se comunicar de forma clara e cativar os participantes, utilizando exemplos e histórias relevantes para o público-alvo.
Conteúdo validado: Verifique se o conteúdo da palestra foi validado por outras empresas ou profissionais do ramo. Pesquise sobre a reputação do palestrante e se suas técnicas e abordagens são reconhecidas e eficazes.
Um indicador interessante é quando um palestrante de vendas publica um post de um evento que tenha ministrado em sua rede social.
Houve reações com mensagens de agradecimento?
Os comentários foram positivos e elogiosos?
O post foi compartilhado?
Ou é um post sem qualquer interação dos participantes? Se ninguém interagiu...
Diferenças entre palestras, workshops e treinamentos
Cada um desses eventos - palestras, workshops e treinamentos de vendas - apresenta diferenças em termos de formato, duração e objetivos. É importante avaliar qual é o mais adequado para atender às necessidades específicas da empresa em determinado momento.
As palestras de vendas têm como objetivo impactar os times de vendas por meio de motivação e conteúdo inovador. Geralmente mais curtas, com duração de 1 a 2 horas, podem ser realizadas tanto presencialmente quanto online por meio de videochamadas. São indicadas para engajar os colaboradores, fornecer treinamento, inspiração, atualização e investimento no time de vendas.
Os workshops de vendas têm uma duração mais longa, variando de 4 a 8 horas, dependendo do conteúdo e dos objetivos estabelecidos. São estruturados para fornecer um aprendizado mais aprofundado, com um período mais longo.
Quanto aos cursos, eles são uma forma de treinamento continuado, de médio ou longo prazo. Podem ter aulas semanais e se estender ao longo do ano. Os cursos abrangem uma ampla variedade de tópicos, como vendas, gestão e negócios. Eles oferecem aos participantes acesso a materiais de estudo, MasterClasses e aprofundamento em áreas específicas, como vendas por meio de redes sociais, liderança, prospecção de clientes e gatilhos mentais.
Que tipo de ferramenta, insight ou comportamento meu time terá no dia seguinte da palestra?
Dez benefícios que uma palestra de vendas pode trazer para a empresa
Muitos são os motivos para contratar uma palestra de vendas. Quando o time precisa refinar o discurso o evento ajudará a alcançar esse objetivo. Se a liderança percebe a necessidade de tirar os colaboradores da zona de conforto, dar uma sacudida neles para obter melhores resultados, também é outra situação onde ela será importante.
Um outro momento muito comum, é quando a empresa precisa acender a chama da atitude no time, transformando-os seu mindset de receptivo para ativo.
Valorização: ao oferecer a equipe de vendas uma palestra, eles percebem que são valorizados e incentivados, pois identificam o interesse da empresa no seu crescimento profissional;
Aprendizado: o conteúdo passado por palestrantes de vendas reconhecidos e com larga experiência oferece o aprendizado de novas e consagradas técnicas de vendas;
Motivação: palestras de vendas são grandes motivadoras para os times. Dá para perceber que após a realização delas o ambiente fica mais leve, com colaboradores que se sentem valorizados, o que gera um impulso para trabalharem para bater as metas;
Engajamento: os eventos promovem um momento de engajamento entre os colaboradores do time de vendas;
Integração: um evento que reúna o time pode ajudar na integração da equipe, que passa a funcionar melhor em conjunto.
Alta performance: os profissionais são estimulados a produzir com maior qualidade.
Persuasão: dependendo do conteúdo ajustado, seu time pode amplificar as habilidades de negociação e persuasão, de forma que parem de perder negócios.
Reflexão: As palestras podem desafiar os participantes a refletirem sobre suas práticas atuais, estratégias de vendas e abordagens. Isso permite uma análise crítica de seus métodos e incentiva a busca por melhorias e aprimoramentos.
Tendências: Palestrantes de vendas geralmente estão atualizados sobre as últimas tendências e mudanças no mercado. Eles podem compartilhar informações valiosas sobre as tendências emergentes, o comportamento do cliente e outros insights relevantes.
Provocação: Uma palestra de vendas pode provocar os participantes a saírem de sua zona de conforto e a adotarem uma mentalidade de crescimento. Os palestrantes podem desafiar as crenças e ideias pré-concebidas, estimulando uma abordagem mais criativa e inovadora para a venda.
Com essas dicas fica mais fácil decidir por contratar uma palestra de vendas para sua equipe, que agregue conhecimento e motive os colaboradores para obterem os resultados esperados.
Por: Rodrigo Portes
Diretor de Vendas | Diretor Comercial | Gerente Nacional de Vendas | Gerente de Vendas Sênior | Mentor | Palestrante | Autor | Transformação Digital | Indústria 4.0
Linkedin - Instagram - Youtube - Site - Colunista BR40
Fonte: Linkedin Rodrigo Portes - BR4.0
Comments