top of page
Foto do escritorBR40

Professores do Instituto Mauá de Tecnologia recebem certificação pioneira no Brasil em indústria 4.0

Expert Training foi ministrado por professor do Industrie 4.0 Maturity Center de Aachen-Alemanha


O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), a Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), a ReThinking Works e a Symnetics receberam, no Campus Mauá de São Caetano do Sul, o Eng. Jonas Kaufmann, especialista em Transformação Digital do Industrie 4.0 Maturity Center (I4.0MC), localizado em Aachen, na Alemanha. No encontro, Kaufmann conduziu o Expert Training em Indústria 4.0, ou seja, a primeira certificação em Indústria 4.0 oferecida no Brasil a professores da Pós-Graduação e a profissionais que se interessam ou trabalham com o tema.


A certificação dos professores é mais uma evidência da aplicação, à risca, na Pós-Graduação, dos conceitos genuínos de indústria 4.0 recebidos diretamente da fonte primária, ou seja, do I4.0MC da Alemanha. Foram três dias intensos de atividades.


“Nos dois primeiros dias, 23 e 24 de novembro, no campus do IMT, especialistas do setor que lideram programas de transformação digital tiveram a oportunidade de receber treinamento, com temas sobre a introdução e sensibilização à indústria 4.0, habilitadores para indústria 4.0, aplicação, visão digital e desenvolvimento de road map (melhores estratégias). No terceiro dia, 25, foi promovida a visita presencial à fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, onde houve a discussão de aplicações de tecnologias habilitadoras e boas práticas da indústria 4.0”, detalha o professor doutor em Engenharia de Produção Antonio Carlos Dantas Cabral, que também é um dos coordenadores do curso de Pós-Graduação em Indústria 4.0 do IMT.



A VDI-Brasil desenvolve soluções para a cooperação em engenharia, tecnologia e inovação entre os dois países, além de oferecer a engenheiros da academia e da indústria uma plataforma de cocriação de soluções para desafios comuns dos dois países. Dessa discussão técnica, conduzida por clusters temáticos, derivam uma série de projetos de colaboração, publicações, eventos, simpósios e cursos.


“Essa certificação, denominada “Expert Training”, contribui para reforçar a real diferenciação entre a Indústria 4.0, um modelo de negócios, uma maneira de organizar a empresa, e utilizar para chegar à excelência e à eficácia operacional, e as tecnologias habilitadoras, que devem ser criteriosamente selecionadas para da sua correta implantação”, conclui Cabral.


Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia


O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) promove o ensino científico-tecnológico há 60 anos, visando formar profissionais altamente qualificados. Com dois campi, localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia, e recentemente abriu dois cursos: TI – Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA), nas áreas de Gestão, Design, Engenharia e Tecnologia da Informação. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como um importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.


Fonte: Assessoria de Imprensa - RPMA Comunicação



Comments


160x600 br40 constru.jpg
bottom of page