A FREYR utilizará o portfólio do Siemens Xcelerator, incluindo software e hardware da Siemens Industrial Operations X para projetar e operar as gigafábricas planejadas na Noruega e nos Estados Unidos;
Siemens, NVIDIA e AWS criam uma experiência industrial imersiva de metaverso para a gigafábrica da FREYR, combinando mundos reais e digitais.
A Siemens e a FREYR anunciaram uma parceria estratégica na Hannover Messe, a mais importante feira do mundo para tecnologia industrial. A Siemens se tornará a principal fornecedora da FREYR em tecnologia de automação e digitalização, permitindo à empresa aumentar a produção e maximizar sua planta e eficiência energética.
Dimensionando a produção de baterias com tecnologia Siemens
A FREYR planeja equipar suas gigafábricas planejadas na Noruega e nos Estados Unidos com o portfólio do Industrial Operations X da Siemens, que está estabelecendo uma nova referência com uma ampla gama de produtos e serviços para operações industriais que habilitam a tecnologia operacional (OT) com tecnologia da informação integrada (TI).
A Siemens e a FREYR unirão forças ao longo de todo o projeto, planejamento e simulação da produção e do produto até a automação de todo o processo de fabricação. A Siemens fornecerá diversas soluções de seu portfólio, incluindo o Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM), Manufacturing Execution Systems (MES), computação de borda industrial (edge), e ferramentas para conectividade TI/OT.
Ao utilizar o Industrial Operations X, a FREYR será capaz de conectar melhor o projeto e a fabricação para aumentar a produção. Ele irá acelerar o progresso da FREYR em direção a suas gigafábricas planejadas, incrementando a disponibilidade de soluções de baterias EV acessíveis e de alto desempenho, bem como sistemas de armazenamento de energia, promovendo, assim, a transformação da indústria automotiva e das redes elétricas.
“Temos a honra de ser parceiros de uma empresa global como a Siemens, que compartilha nosso nível de ambição para desenvolver soluções de baterias sustentáveis e eficientes em escala e com ritmo grande. Estamos ansiosos para aproveitar a experiência de líder mundial em automação e digitalização da Siemens, juntamente com as capacidades exclusivas da AWS e da NVIDIA para atender à crescente demanda global. O projeto de fabricação de células eletroquímicas através de IA ou digitalmente aprimorados são as próximas fronteiras na produção de baterias, e este é um passo fundamental nesta direção”, aponta Tom Einar Jensen, co-fundador e CEO da FREYR.
Siemens fortalece liderança tecnológica no mercado de baterias em rápido crescimento
Com este acordo estratégico, a Siemens está expandindo sua presença na indústria de fabricação de baterias. Recentemente, a empresa assinou várias parcerias com empresas líderes, demonstrando seu profundo conhecimento e domínio neste mercado dinâmico e em rápido crescimento.
“Velocidade, escala, sustentabilidade”, isso é o que os fabricantes de baterias precisam. E isto é o que nossos clientes conseguem na Siemens melhor do que em qualquer outro lugar", afirma Cedrik Neike, Membro do Conselho Gestor da Siemens AG e Diretor Executivo da Siemens Digital Industries. “Ressaltamos nossa posição como parceiro principal dos fabricantes de baterias em todo o mundo”.
A Siemens e a NVIDIA desenvolveram um showcase para a Hannover Messe destacando o potencial transformador do metaverso industrial: um gêmeo digital baseado em nuvem das fábricas FREYR da próxima geração. Ele foi criado usando AWS IoT TwinMaker e demonstrado em um aplicativo personalizado da Siemens construído na plataforma NVIDIA Omniverse.
A exposição ilustra como empresas como a FREYR podem tomar decisões melhores e mais rápidas de engenharia interagindo visualmente, experimentando e utilizando o gêmeo digital por meio dos ciclos de vida do produto, produção e serviços em um ambiente imersivo e de alta fidelidade. Também destaca as possíveis integrações entre as plataformas Siemens Xcelerator e NVIDIA Omniverse.
O modelo integra dados operacionais da fábrica, definições 3D do edifício, máquinas e equipamentos, ergonomia humana e informações de segurança, processos de produção detalhados, robôs e veículos automáticos guiados e simulações de produtos e produção.
“A combinação do poder da experiência da Siemens em automação industrial e tecnologias de gêmeos digitais com a computação IA e Omniverse da NVIDIA permitirá que empresas como a FREYR aproveitem ao máximo o metaverso industrial”, diz Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia Omniverse e de simulação da NVIDIA. "Com as novas conexões entre as plataformas Siemens Xcelerator e NVIDIA Omniverse, fabricantes do mundo todo alcançarão novos patamares de digitalização e automação habilitada para IA trazendo sua eficiência, agilidade e inovação”.
Para Bill Vass, vice-presidente de engenharia da AWS, “Trabalhando juntos, a Siemens e a AWS estão facilitando para clientes industriais o uso do Siemens Xcelerator e dos serviços de nuvem líderes da indústria AWS, como o AWS IoT TwinMaker, para fornecer novos conhecimentos de fabricação, automação e serviços conectados. Enquanto identificamos novas maneiras de aproveitar a tecnologia de nuvem e virtualização para resolver problemas do mundo real como a produção de baterias EV, trabalhar com líderes como a Siemens ajudará empresas de qualquer tamanho a transformar a complexidade industrial em uma vantagem competitiva”.
Siemens e FREYR irão explorar opções de financiamento e fluxos de valor comercial
A FREYR está atualmente levantando financiamento de projetos para o Giga Arctic e levantando fundos próprios para o Giga America. Além da tradicional relação cliente-fornecedor, o acordo entre a FREYR e a Siemens também incluirá discussões sobre possíveis opções de financiamento através da Siemens Financial Services, bem como um potencial acordo de offtake (contrato com aquisição ou venda futura mínima estabelecida) de células de bateria.
No início deste ano, a Siemens e a FREYR anunciaram sua intenção de unir forças com a Caterpillar, Glencore e Nidec para formar uma coalizão estratégica com o intuito de promover o aumento da escala de soluções de baterias sustentáveis em toda a Europa, América do Norte e além. Com a parceria, a Siemens e a FREYR darão mais passos para a otimização de toda a cadeia de valor da fabricação de baterias.
Sobre a Digital Industries:
A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.
No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.
Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli
Comments