Melhorar as vendas requer energia e dedicação da equipe para encaminhar os leads do topo até a boca do funil – mas apenas isso não é suficiente para gerar excelentes resultados.
O mercado tem se tornado cada vez mais digital nos últimos 10 anos. E no setor industrial B2B não é diferente.
A pandemia não apenas acelerou o processo de transição, mas também tornou alguns processos totalmente digitais.
Sendo assim, capturar leads qualificados e convertê-los em clientes fiéis, hoje em dia, requer muito esforço e investimento em pessoas, processos e principalmente ferramentas digitais precisas.
Para ter sucesso no processo comercial é imprescindível o uso de um software de vendas para gerenciar informações relevantes em um só lugar.
Escolher um sistema que se enquadre nas necessidades da empresa pode ser um processo complexo.
É por isso que esse artigo traz um guia completo sobre os melhores softwares de venda.
Espero as informações abaixo possam te ajudar no processo de conhecimento e escolha do seu próximo software para automação de sua força de vendas.
Categorias de software de vendas
Antes de mais nada, é interessante apontar que existe uma gama de categorias de softwares de venda.
As principais estão abaixo:
Softwares de prospecção de vendas
Softwares de geração de leads
Softwares de Account Based Marketing (ABM)
Softwares de gestão de leads
CRMs de vendas
Softwares de automação de vendas
Software de vendas e estoque
Softwares de análise de dados
Softwares de gestão comercial
Softwares de organização e produtividade
Softwares de comunicação
Software de vendas: conheça os melhores
Lembre-se que uma vez sua empresa investe em um software de vendas, é necessário treinar o time para implantar o novo sistema no fluxo de trabalho.
Portanto, é interessante considerar primeiro as necessidades de sua empresa no momento da escolha.
Para te ajudar nessa tarefa, seguem abaixo os principais softwares e os pontos fortes de cada um deles.
Estão incluídos também, em cada tópico, as notas e avaliações recebidas pelas plataformas nos principais sites de avaliação de softwares e ferramentas: o B2B Stack e Capterra.
1. Exact Sales – O melhor para pré-vendas
Exact Sales é a empresa que desenvolveu o Exact Spotter, uma ferramenta que potencializa o processo de pré-vendas.
Esse software gera dados sobre os leads para que os vendedores possam ter uma abordagem assertiva com aqueles que já estão no banco de dados.
O diferencial dessa ferramenta é uma função que gera perguntas específicas para cada lead e as respostas, quando inseridas no programa, se tornam dados.
Esses dados gerados direcionam estratégias para cada lead, fazendo um “match” entre o perfil específico de cada cliente e os produtos ideais para serem oferecidos.
Esse software usa inteligência artificial para guiar a tomada de decisão no momento de filtrar os clientes com maior potencial, assegurando eficácia no processo de vendas.
Além disso, esse sistema inteligente aprende com as vendas que foram efetuadas e as que não aconteceram, direcionando futuras abordagens com maior precisão.
Conta com recursos para geração e enriquecimento de leads, ativação da base, qualificação, gerenciamento e controle.
Avaliação no B2B Stack: 4.2/5
Sem avaliação no Capterra.
2. Sales Cloud Salesforce – O melhor para quem deseja uma plataforma all-in-one
O sistema de CRM mais conhecido do mercado, também funciona como um software de vendas integrado.
O Sales Cloud gerencia a lista de leads, identifica oportunidades promissoras, cria relatórios e tem a capacidade de prever vendas.
Esse software é perfeito para automatizar diferentes fases do processo de venda.
A empresa oferece soluções para as áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente, concentrando todas as informações em uma única fonte de dados.
Através dele é possível criar alertas de acordo com o estágio de negociação de cada lead.
Também pode-se organizar tarefas, gerenciar calendário e sistematizar aprovações.
Esse programa foi o pioneiro a utilizar a tecnologia de cloud computing, ou computação em nuvem.
Essa tecnologia hospeda dados, informações, recursos e programas na Internet.
Isso permite conectividade em qualquer lugar, ou seja, é possível que o usuário acesse as informações de qualquer computador, tablet ou celular.
Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
Avaliação no Capterra: 4.4/5
3. Pipedrive – O melhor para escalar as vendas
O Pipedrive é um dos líderes do mercado de softwares de vendas porque oferece pacotes para empresas de todos os tamanhos.
Sendo assim, tem um preço bastante flexível o que acaba sendo um ponto muito forte.
Esse sistema dispõe de uma versão gratuita para teste que possibilita avaliar se ele se encaixa às necessidades de sua empresa.
Pipedrive é o programa que oferece os melhores relatórios visuais.
Ele disponibiliza métricas detalhadas e categoriza as vendas por produto, permitindo selecionar os próprios filtros para analisar a conversão de vendas.
Além disso, é possível projetar vendas futuras usando os dados o que contribui para o planejamento das estratégias e o direcionamento da equipe de vendas.
Avaliação no B2B Stack: 4.4/5
Avaliação no Capterra: 4.5/5
4. EngageBay – O melhor para uma visão holística do consumidor
Essa ferramenta oferece uma interface intuitiva que facilita a visualização do pipeline de vendas.
Também é possível criar quantos pipelines você desejar, categorizando por produtos, serviços, localidades e qualquer outro parâmetro que se encaixe na realidade da sua empresa.
Esse sistema se diferencia dos outros por oferecer um módulo chamado de Sales Bay.
Através dele é possível ver detalhadamente cada interação feita com os leads, possibilitando acompanhar o andamento das negociações em tempo real.
O EngageBay pode ser sincronizado com Gmail, Office365, calendário e outras ferramentas de vendas.
Desse modo, é possível ter um painel comercial integrado, facilitando uma rotina de trabalho organizada.
Sem avaliação no B2B Stack.
Avaliação no Capterra: 4.6/5
5 - Freshsales – O melhor CRM orientado por contexto
Os recursos do Freshsales são similares aos do EngageBay.
O que diferencia esse do anterior é um sistema de ligação integrado e o rastreamento de e-mails, o que gera atualizações das interações em tempo real.
Outro destaque desse programa é o Lead Score.
Esse recurso permite dar uma pontuação para cada lead, classificando-o entre os mais quentes (que estão mais propensos a fechar negócio) e os mais frios (esses que talvez ainda estejam no topo do funil de vendas).
Essa ferramenta calcula automaticamente a pontuação dos potenciais clientes de acordo com as interações e o engajamento delas.
Esse programa separa os clientes potenciais por segmento de acordo com suas características, e por conseguinte, projeta campanhas futuras de geração de leads específicas para cada segmento.
Avaliação no B2B Stack: 5/5
Avaliação no Capterra: 4.6/5
6. Pipeliner – O melhor para integrar com as redes sociais
O Pipeliner é considerado um programa de CRM que também funciona como automação de vendas.
Ele fornece recursos de interações com os leads, gerenciamento de tarefas, visualização de oportunidades e relatórios específicos para cada estágio do pipeline.
O grande diferencial dessa ferramenta é o contato com os leads através das redes sociais.
É possível visualizar Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou qualquer outra rede social no mesmo programa e interagir com os leads por meio de curtida ou comentário.
Vendas nas redes sociais traz uma dinâmica para o processo de negociação e aproxima o relacionamento com o cliente.
Sem avaliação no B2B Stack.
Avaliação no Capterra: 4.7/5
7. Bitrix24 – O melhor para unificar diversas áreas da empresa
Esse programa também se classifica como uma plataforma de CRM e disponibiliza a visualização através de uma linha do tempo.
É possível constatar em ordem cronológica todas as atividades em cada estágio do funil de vendas, além de facilitar a revisão do histórico de vendas de cada lead.
No Bitrix24 você pode segmentar o público de acordo com o volume de vendas, perfil de compra e características específicas de cada lead.
Isso facilita desenvolver estratégias assertivas para movimentar os leads dentro do pipeline de vendas.
Outra característica desse programa é a interação com a equipe.
Existem recursos de comunicação que permitem bate-papo individual ou em grupo, além de ser possível levantar enquetes e enviar arquivos dentro do programa.
A plataforma ainda conta com soluções para as áreas de Marketing, RH, Gerenciamento de Projetos e Atendimento ao Cliente.
Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
Avaliação no Capterra: 4.1/5
8. Agendor – O melhor para vendas consultivas B2B
Agendor é uma plataforma de CRM brasileira com uma interface limpa de fácil entendimento e utilização.
O programa apresenta um painel que facilita a visualização detalhada de cada etapa do processo de vendas, sendo possível prever a eficiência das estratégias aplicadas.
Um dos pontos fortes desse software é que possui API (Application Programming Interface) aberta para desenvolvedores.
Isso significa que é possível integrar sistemas facilitando a troca de informações e centralizando rotinas.
Avaliação no B2B Stack: 4.8/5
Avaliação no Capterra: 3.5/5
9. Zoho – O melhor para unir marketing e vendas
Zoho é uma plataforma de CRM estruturada na web, pensada e construída para empresas de todos os tamanhos.
A principal função desse sistema é gerenciar leads, classificando-os em abas que permitem visualizar quem são os prospects e quem são os clientes existentes.
Esse programa também oferece uma automação de vendas extremamente eficiente e complexa, facilitando o fluxo de trabalho e a adaptação dos processos já existentes.
Na questão de comunicação com os leads, esse software também permite a integração com as redes sociais, e-mail, telefone, SMS, além de conectar com o aplicativo do Outlook.
Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
Avaliação no Capterra: 4.3/5
10. Ploomes – O melhor para vendas complexas
Ploomes é um programa completo que integra muitos processos em uma só plataforma.
Dentro desse sistema é possível controlar o andamento das vendas, estabelecer um fluxo de trabalho e gerenciar base de dados de clientes (CRM).
Um ponto forte dessa plataforma é que dentro dela é permitido fazer orçamentos e pedidos de venda, facilitando o trabalho dos vendedores.
Essa característica favorece a operação, deixando o fluxo de venda mais coerente, consequentemente, gerando resultados eficientes.
Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
Avaliação no Capterra: 4.8/5
11. HubSpot Sales – O melhor para crescer e escalar
Esse sistema é perfeito para construir processos relevantes de venda.
A melhor parte dessa plataforma inteligente é que não demanda habilidades de codificação para saber utilizar efetivamente esse software.
Isso ajuda a poupar tempo na hora de automatizar operações vitais de vendas.
Uma vantagem desse software é lembretes e e-mails de follow-up personalizados, que transformam a comunicação em uma abordagem extremamente próxima e pessoal.
Também possui integração com o Outlook e Gmail, e um recurso interessante: gera uma notificação se o prospect realiza ações como abrir um e-mail ou clicar em algum link.
O HubSpot Sales conecta bem com as soluções de marketing, criando uma sinergia de informações possibilitando o monitoramento do funil de vendas e da performance dos vendedores.
Se sua empresa tiver um processo simples de vendas, você pode usar a versão gratuita por tempo indeterminado.
Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
Avaliação no Capterra: 4.5/5
12. Zendesk Sell – O melhor para uma experiência do cliente de ponta a ponta
Zendesk é uma plataforma com ênfase no atendimento ao cliente, que oferece também uma solução de CRM de vendas.
Essa empresa oferece uma solução para suporte em qualquer canal de comunicação e fidelização dos clientes.
Esse software é ideal para uniformizar e padronizar a qualidade do atendimento, mantendo a personalização da experiência de cada cliente.
Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
Avaliação no Capterra: 4.4/5
13. Speedio – O melhor para prospecção ativa
A Speedio é uma plataforma de prospecção ativa B2B que utiliza tecnologia Big Data. Ela foi eleita pela B2B Stack como a melhor de Geração de Leads e Pré-Vendas em 2021 e tem tudo para manter o status em 2022.
As atualizações periódicas que o suporte técnico da Speedio fornece, junto a opção que existe dentro da plataforma de validar os contatos, seja por telefone ou e-mail, faz com que você chegue até leads de excelência, incluindo os contatos de decisores.
Os mais de 70 filtros disponíveis na plataforma permitem que você monte seu IPC ideal e é mais um dos fatores do incontestável título de plataforma Número 1. Alinhado a toda essa tecnologia de ponta, temos um UX que realmente pensa na experiência do usuário, com um layout limpo e intuitivo.
Como se não bastasse um sistema de alto padrão, o suporte técnico também é repleto de qualidade e disponibiliza um treinamento gratuito. Aliás, toda a equipe de suporte da Speedio é humanizada e dispensa aquele atendimento irritante de um robô, que no fim das contas nada resolve.
Por último, temos a Speedio Academy, onde além do treinamento e suporte disponibilizados gratuitamente, temos ainda um curso, também gratuito, onde eles não apenas ensinam a mexer na plataforma, mas também dão uma aula sobre outbound 2.0 e prospecção ativa.
Não é para menos que essa plataforma foi eleita a Número 1 do Brasil. A Speedio caminha a passos largos para uma hegemonia na geração de leads B2B.
Avaliação no B2B Stack: 4.8/5
Sem avaliação no Capterra.
Quais são as principais funcionalidades de um software de vendas
Antes de escolher qual software atende melhor às necessidades da sua empresa, é preciso entender o propósito de ter um sistema de vendas integrado com o processo comercial.
Um software de vendas ideal pode ser decisivo na eficiência dos resultados de vendas porque otimiza e acelera o processo de vendas.
Algumas das funcionalidades mais comuns de um software de vendas são:
Cadastro de Clientes
Registrar novos clientes, manual ou automaticamente, e atualizar suas informações em tempo real.
Pipeline de vendas
Visualizar com clareza o pipeline de vendas, possibilitando um maior controle da jornada do consumidor e a abordagem dos contatos que estão mais avançados no funil.
Lead scoring
Classificar e priorizar leads utilizando um sistema de lead scoring.
Previsão de vendas
Prever e projetar negócios com fechamento próximo, auxiliando na definição de metas e KPIs.
Histórico do relacionamento/compras
Ter acesso a um histórico detalhado de compras e do relacionamento com cada cliente.
Orçamento de Vendas
Realizar orçamentos e encaminhar propostas de vendas com mais facilidade.
Gerenciamento de estoque
Gerenciar entradas e saídas de produtos, especialmente necessário para e-commerces e PDVs.
Ferramentas de pagamento
Possuir integração com as principais plataformas de pagamento, ou oferecer uma opção embutida.
Alertas personalizados
Criar alertas automáticos para oportunidades no funil, follow-ups, reuniões etc.
Relatórios
Gerar relatórios com dados detalhados que ajudam a direcionar e aperfeiçoar as estratégias de venda.
Como escolher um software de vendas
Digitalizar e automatizar a área de vendas é algo que nenhuma empresa consegue mais fugir. Essa é a melhor forma de ganhar agilidade nos processos e maior controle sobre os dados. Porém, na hora de decidir por qual plataforma utilizar, é necessário levar em consideração alguns aspectos, como recursos, preço, usabilidade e suporte.
Como definir o melhor caminho para a sua empresa? Confira algumas dicas para fazer isso.
Pense no seu público alvo
Você vende para empresas ou para consumidores finais? A distinção entre B2B e B2C pode fazer a diferença quando se avalia as plataformas de vendas e marketing.
Um negócio B2C exige um componente de comércio eletrônico e a capacidade de rastrear compras.
Já uma empresa B2B pode precisar de uma maneira de gerenciar e acompanhar vários relacionamentos em uma empresa e acompanhar as transações por meio de um pipeline de vendas.
Entender como você segmentará seu público-alvo pode ajudar a restringir seu foco ao escolher uma plataforma.
Escolha o tipo de software ideal
Existem duas rotas que você pode traçar quando se trata de software de vendas e marketing.
A primeira é adquirir uma plataforma de automação de marketing e CRM separadamente e integrar as duas. A segunda é escolher um CRM que vem com automação de marketing e diversas outras funcionalidades em um só.
Existem vantagens para ambas as opções e a decisão depende do seu nível de conhecimento e dos recursos que você tem à mão.
Uma pequena empresa provavelmente obterá todas as funcionalidades de que precisa com uma solução completa — sem as despesas e dores de cabeça da integração.
Por outro lado, uma empresa maior pode precisar de funcionalidades mais robustas e ter os recursos técnicos necessários para integrar sistemas em toda a organização.
Escolha as funcionalidades de acordo com as suas necessidades
Na busca por software, sempre haverão: os recursos obrigatórios, que não são negociáveis para sua empresa; os recursos interessantes, mas não necessários; e os recursos que você nunca usará.
Obter o conjunto de recursos correto pode ser crucial para facilitar o uso do software. Você precisa equilibrar a funcionalidade necessária para crescer e dimensionar sem precisar usar um software inchado que seja muito difícil de implementar e decolar.
Certifique-se da facilidade de uso
A adaptação do usuário é fundamental para empresas que implementam software de vendas e marketing.
Você e sua equipe serão capazes de navegar facilmente pelo CRM? As pessoas encarregadas pelo marketing terão os recursos necessários? Certifique-se que as respostas sejam “sim” para essas perguntas.
Faça um treinamento de uso do software
Fazer um treinamento para aprender a usar o software corretamente é fundamental.
Por mais que ele possa ser super fácil de usar, a aplicação da estratégia de marketing e vendas pode deixar o seu uso complicado. Por isso, não deixe de pedir um treinamento, pois certamente você precisará.
Por: Rodrigo Portes
Diretor de Vendas | Diretor Comercial | Gerente Nacional de Vendas | Gerente de Vendas Sênior | Mentor | Palestrante | Autor | Transformação Digital | Indústria 4.0
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Fonte: Linkedin Rodrigo Portes - BR4.0
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