Termina amanhã (30/09) o prazo para inscrições no Conecta Challenge, desafio de inovação aberta para encontrar soluções economicamente sustentáveis que levem conectividade ao trem de passageiros e às estações das duas ferrovias que a Vale opera no país: a Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga São Luís (MA) a Parauapebas (PA), e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que vai de Cariacica (ES) a Belo Horizonte. O objetivo da chamada é promover a inclusão digital dos passageiros que utilizam o serviço. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vale.com/conectachallenge.
A chamada é destinada a startups, universidades, instituições de pesquisa e empresas que ofereçam soluções para prover infraestrutura e distribuição de rede em viagens de trem. As tecnologias selecionadas terão acesso a um programa de mentoria para aperfeiçoamento técnico e de negócios com especialistas do setor, além da oportunidade de executar testes pagos de suas soluções em parceria com a Vale.
Para serem contempladas no desafio, as soluções inscritas devem ser escaláveis, ou seja, ter potencial de implementação em larga escala; ser sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental; ter rápida aplicação, com tecnologia desenvolvida ou prova de conceito implementada; e ser customizáveis.
A EFC e a EFVM têm, somadas, 1.875 quilômetros de extensão e atendem a quase 70 municípios, inclusive alguns que não contam com sinal regular de internet. A Vale considera que dotar os trens de conectividade criaria oportunidade para a inclusão digital dos passageiros que os utilizam, além de melhorar o nível de serviço. Já a conectividade nas estações teria efeito positivo não só sobre os passageiros, mas também sobre os moradores que as frequentam.
Fonte: FAPESP
Comments